Câncer de Rim
O que é o câncer de rim?
Câncer de rim é um termo genérico. Existem vários tipos de tumor renal, e o mais comum é o câncer do tipo células claras, correspondendo a cerca de 70 a 80% dos casos. Geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos, e é duas vezes mais frequente em homens que mulheres.
Quais os fatores de risco?
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer renal são:
- Tabagismo
- Obesidade
- Hipertensão
- Histórico familiar
Sinais e sintomas
- Dor na região das costas
- Presença de sangue na urina
- Surgimento de massa palpável (calombo) no abdômen
- Perda de apetite e emagrecimento
- Cansaço
- Anemia
Vale lembrar que em grande parte das vezes os tumores renais são encontrados em exames de rotina antes mesmo de apresentarem sintomas.
Diagnóstico e tratamento
Um nódulo renal pode ser diagnosticado através de um check-up de rotina (e isso tem se tornado cada vez mais frequente). O diagnóstico é realizado através de Tomografia Computadorizada, e raramente se faz necessário o uso de Ressonância Magnética ou Biópsia.
Os tumores renais são pouco sensíveis a quimioterapia e radioterapia, e o tratamento curativo se baseia na cirurgia, que pode ser realizada retirando-se o rim em bloco (nefrectomia radical), ou apenas o tumor, preservando-se o órgão (nefrectomia parcial), a depender do tamanho e localização dessa lesão.
As técnicas minimamente invasivas são a escolha na maioria das vezes, e a Cirurgia Robótica é a principal aliada, permitindo que tumores de localização extremamente difíceis sejam retirados preservando-se o órgão por completo.

Dr. Jaime Comar Filho cirurgião com maior experiência em Cirurgia Robótica no Estado, com atuação em mais de 500 procedimentos na carreira.