Hiperplasia Prostática Benigna
O que é a Hiperplasia Prostática Benigna?
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é um crescimento benigno da glândula que ocorre com o processo de envelhecimento do homem, e é decorrente das exposições hormonais que o organismo sofre durante a vida. Ela não é um tipo de câncer e também não predispõe o homem ao surgimento do câncer de próstata.
O aumento benigno ocorre na região central da glândula e pode comprimir gradativamente o canal urinário (uretra) causando obstrução ao fluxo de urina, levando o indivíduo a ter dificuldade para urinar e esvaziar completamente a bexiga. Sem intervenção adequada, essa situação por tempo prolongado pode levar ao mal funcionamento de bexiga, infecções de urina, formação de pedras na bexiga e até prejuízo do trato urinário superior (paralização dos rins).
Quais os sinais e sintomas?
- Jato de urina mais fraco
- Esforço para urinar
- Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente após a micção
- Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite, acordando várias vezes
- Urgência para urinar, podendo inclusive perder urina na roupa antes de chegar ao banheiro
- Demora para iniciar a micção
- Gotejamento e jatos urinários intermitentes
O aumento da próstata e as alterações decorrentes dele podem prejudicar muito a qualidade de vida do homem, impactando em suas atividades diárias e até no sono.
Existem várias formas de abordar a HPB, que vão desde medicamentos até cirurgias, e o Urologista é o médico adequado para fazer o diagnóstico e instituir tratamento de acordo com a necessidade de cada caso. Procurar um especialista ao início dos sintomas é fundamental para uma abordagem correta e direcionada.

Dr. Jaime Comar Filho cirurgião com maior experiência em Cirurgia Robótica no Estado, com atuação em mais de 500 procedimentos na carreira.